Branqueamento Dentário

A cor dos dentes

O branqueamento dentário é um procedimento estético que não provoca lesões nem desgaste nos dentes naturais. Torna os dentes mais brancos pela ação de agentes oxidantes (gel branqueador) sobre os pigmentos dentários, promovendo a descoloração controlada.

Este tratamento tem uma taxa de sucesso bastante elevada.

Por que temos os nossos dentes escurecidos ou manchados?

Com a idade os dentes, de forma natural, tendem a escurecer. No entanto as principais causas do escurecimento dentário devem-se a:

  • Hábitos alimentares (tais como o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto, etc).
  • Hábitos tabágicos.
  • Higiene oral insuficiente.
  • Uso de antibióticos (tetraciclinas) durante a formação dentária.
  • Ingestão de flúor.
  • Outras doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes.
  • Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há algum tempo.

Ter um sorriso mais branco pode ser um bom contributo para aumentar a autoestima e ajudar a melhorar a relação com os outros.

Branqueamento Dentário

Caso Clínico de Branqueamento Dentário

caso clínico antes e depois becliniquecaso clínico antes e depois beclinique

Que tipos de branqueamento existem?

Na beclinique, o branqueamento pode ser realizado em consultório (o mais procurado) ou em ambulatório (o paciente pode realizá-lo em casa). Ambos apresentam bons resultados, sendo que o branqueamento realizado em consultório apresenta resultados mais imediatos.

Branqueamento externo: aplica-se o gel diretamente na superfície dos dentes e, com aparelhos que emitem uma luz foto-ativada, vai haver clareamento dos dentes, em geral.

Branqueamento interno: quando um único dente está escurecido devido a cárie, desvitalização ou traumatismo, pode ser infiltrado o produto de branqueamento no próprio dente ativando o seu efeito com calor ou luz. Este procedimento é feito em várias sessões até se conseguir os resultados desejados. O branqueamento interno, dependendo do caso, dura alguns anos mas ao longo da vida tem que se voltar a repetir o procedimento.

Quais são as contra-indicações do Branqueamento Dentário?

Antes de fazer um branqueamento dentário devemos ter uma consulta com o Médico Dentista, para que se faça uma avaliação criteriosa do estado de saúde oral. Antes de avançarmos para o tratamento devemos sempre fazer uma destartarização e polimento dentário, bem como uma aplicação de gel de flúor.

Todas as pessoas podem fazer um branqueamento dentário desde que não tenham cáries. Por outro lado, se a pessoa tiver restaurações muito extensas, o branqueamento pode não ser aconselhado, uma vez que o gel branqueia apenas o dente natural.

Não se aconselham branqueamentos dentários a grávidas, mães a amamentar nem crianças. Não se conhecem contra indicações ou factos que levem a crer que o branqueamento possa interferir com a saúde do bebé mas, por precaução, o ideal é que o branqueamento seja feito noutra altura.

Ter um sorriso mais branco pode ser um bom contributo para aumentar a autoestima e ajudar a melhorar a relação com os outros.

Marcar consulta de avaliação

Na sua primeira consulta na nossa clínica, irá ser feita uma consulta de avaliação pelo Dr. Dárcio Fonseca.

Nesta consulta é feito um diagnóstico preciso e é-lhe apresentada a melhor solução de tratamento, bem como o respectivo orçamento.

Na beclinique, a primeira consulta é vista como uma etapa de alta importância no percurso dos nossos pacientes. Cada diagnóstico deve ser exacto e individualizado.

Esta consulta inclui:

  • Ortopantomografia
  • Protocolo fotográfico
  • Plano de tratamento