Endodontia e Desvitalização

Endodontia

Especialidade dedicada à preservação do dente e ao estudo e tratamento da patologia da polpa dentária.

Mais do que a estética, é a dor de dentes e a sensibilidade dentária que trazem o paciente até esta especialidade.

Causas

Cada dente possui um sistema de vasos sanguíneos e nervos, conhecido como polpa dentária, que se encontra no interior do dente, estendendo-se a cada uma das raízes através dos canais radiculares.

Se a polpa dentária se encontrar infetada por bactérias (devido a uma cárie extensa, um trauma dentário ou doença das gengiva, etc.), os tecidos nela existentes ficam inflamados ou sem vitalidade. Normalmente, isto desencadeia dor espontânea ou após estímulos térmicos (frio e quente), o que significa que a polpa se encontra em necrose, ou seja, a ”morrer”.

Em alguns casos forma-se um abcesso que tende a invadir tecidos vizinhos, causando inchaço e mais dor.

Tratamento

Remover a polpa dentária, eliminar as bactérias e desinfetar os canais — estes serão devidamente preenchidos com um material biocompatível para que não ocorra nova infeção.

Este procedimento é conhecido como Desvitalização e, na beclinique, pode ser realizado em uma, duas ou três consultas; cada caso é um caso.

No final, geralmente o dente é restaurado com um material provisório até se avançar com a reabilitação definitiva, o mais brevemente possível, para evitar que haja contaminação e/ou fratura do dente.

Um dente desvitalizado pode durar toda a vida, desde que devidamente reabilitado e cuidado diariamente.

Desvitalização mecanizada

beclinique disponibiliza a desvitalização mecanizada. Esta permite maior agilidade e diminuição do número de consultas. O tratamento endodôntico mecanizado apresenta 3 grandes vantagens:

1. Rapidez de tratamento;
  2. Mais conforto para o paciente;
  3. Melhor desinfeção dos canais, levando a um melhor prognóstico e sucesso de tratamento.
beclinique endodontia e desvitalização

Marcar consulta de avaliação

Na sua primeira consulta na nossa clínica, irá ser feita uma consulta de avaliação pelo Dr. Dárcio Fonseca.

Nesta consulta é feito um diagnóstico preciso e é-lhe apresentada a melhor solução de tratamento, bem como o respectivo orçamento.

Na beclinique, a primeira consulta é vista como uma etapa de alta importância no percurso dos nossos pacientes. Cada diagnóstico deve ser exacto e individualizado.

Esta consulta inclui:

• Ortopantomografia