Branqueamento Dentário

Anterior
Branqueamento DentárioCaso clínico de Branqueamento Dentário
Seguinte

Apesar da cor natural dos dentes ser diferente de pessoa para pessoa, determinados fatores podem contribuir para alterações na coloração dos dentes. O branqueamento dentário tem como objetivo tornar os dentes mais claros e pode ser realizado no consultório ou em casa após avaliação clínica e radiológica da condição dentária e periodontal.

O que é o Branqueamento Dentário?

O branqueamento dentário é um procedimento estético que não provoca lesões nem degaste nos dentes naturais, tornando-os mais brancos, pela ação de agentes oxidantes (gel branqueador) sobre os pigmentos dentários, promovendo a sua descoloração.
Este tratamento tem uma taxa de sucesso muito elevada.

Porque temos os nossos dentes escurecidos ou manchados?

Com a idade os dentes, de forma natural, tendem a escurecer. No entanto as principais causas do escurecimento dentário devem-se a:

  • Hábitos alimentares (tais como o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto, etc).
  • Hábitos tabágicos.
  • Higiene oral insuficiente.
  • Uso de antibióticos (tetraciclinas) durante a formação dentária.
  • Ingestão de flúor.
  • Outras doenças sistémicas durante a fase de formação dos dentes.
  • Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há algum tempo.

Que tipos de branqueamento existem?

Na nossa clínica oferecemos dois tipos de técnicas de branqueamento, em consultório e em ambulatório, sendo o mais procurado aquele que é realizado em consultório.

Branqueamento externo: aplica-se o gel diretamente na superfície dos dentes e com aparelhos que emitem uma luz foto-ativada e luz laser vai haver clareamento dos dentes, em geral.

Branqueamento interno: quando um único dente está escurecido devido a cárie, desvitalização ou traumatismo, pode ser infiltrado o produto de branqueamento no próprio dente ativando o seu efeito com calor ou luz. Este procedimento é feito em várias sessões até se conseguir os resultados desejados. O branqueamento interno, dependendo do caso, dura alguns anos mas ao longo da vida tem que se voltar a repetir o procedimento.

O tratamento de branqueamento em ambulatório, é aquele em que é o próprio paciente a realizá-lo em casa.
Ambos os tratamentos apresentam o resultado pretendido. A única diferença é que o branqueamento realizado em consultório apresenta resultados mais imediatos do que aquele que pode ser feito em casa, já que, neste caso, a alteração da cor acontece de forma mais gradual.

Quais são as contra-indicações?

Antes de fazer um branqueamento dentário devemos ter sempre uma consulta com o Médico Dentista, para que se faça uma avaliação criteriosa do estado de saúde oral.
Antes de avançarmos para o tratamento devemos sempre fazer uma destartarização e polimento dentário, bem como uma aplicação de gel de flúor.
Todas as pessoas podem fazer um branqueamento dentário desde que não tenham cáries. Por outro lado, se a pessoa tiver restaurações muito extensas pode não se aconselhar o branqueamento porque o gel branqueia apenas o dente natural.
Não se aconselha branqueamentos a grávidas ou mães a amamentar e crianças. Não se conhecem contra indicações ou factos que levem a crer que o branqueamento possa interferir com a saúde do bebe, no entanto, por precaução, o ideal é que o branqueamento seja feito antes ou depois de engravidar.

Ter um sorriso mais branco pode ser um bom contributo para aumentar a autoestima e ajudar a melhorar a relação com os outros.

Corpo clínico de Branqueamento Dentário
Sara NunesSara Nunes
Higienista Oral
Higiene Oral, Branqueamentos
Mafra – 3ª, 5ª
Lisboa – 6ª
Medicina DentáriaBranqueamento DentárioImplantes DentáriosHigiene Oral e DestartarizaçãoPróteses Fixas e CoroasFacetas DentáriasInlays, Onlays e OverlaysCirurgia OralPeriodontia e GengiviteEndodontia e DesvitalizaçãoDentisteria e RestauraçãoOrtodontia e Aparelhos DentáriosOdontopediatria – Dentista PediatraOclusão DentáriaHarmonização FacialCursos de Medicina DentáriaCurso de Dentes Inclusos
2-4 Dez 2018
Curso Venopunção
7 Dez 2018
Implantology Advanced...
8-10 Dez 2018
Rastreio Oral Gratuito BeKidsRastreio Oral Gratuito BeKids
Contactos PT

Lisboa +351 213 526 290Mapa LisboaMafra +351 261 815 243Mapa MafraInstagramFacebookLinkedIn