Higiene Oral e Destartarização

Consultas de Higiene Oral e Destartarização

Esta especialidade é fundamental na Medicina Dentária pois é responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais.
É também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária.

Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma Destartarização e Profilaxia (limpeza dentária).

Um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral passa pela educação e promoção de bons hábitos de higiene oral.

As visitas ao Higienista Oral devem ser regulares, sendo que se recomenda a realização de 2 destartarizações por ano, com um intervalo de 6 meses entre cada consulta.
Em casos pontuais, poderá ser necessário efectuar com menor periodicidade (3 em 3 meses ou 4 em 4 meses), sobretudo em pacientes com problemas periodontais.

Corpo clínico de Higiene Oral e Destartarização
Sara NunesSara Nunes