Periodontia e Gengivite

Consultas de Periodontia e Gengivite

O principal objetivo da Periodontologia Clínica é devolver ao paciente a saúde periodontal, isto é, a saúde dos tecidos que suportam os dentes (gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cimento radicular) e que envolvem os implantes dentários (gengiva e osso peri-implantar).

Quando estes tecidos de suporte se encontram afetados, por diversos motivos (infeção, trauma, ou por suscetibilidade individual aliada a outras doenças sistémicas como a diabetes), os dentes podem ficar comprometidos, podendo  ficar com alguma mobilidade e, em em alguns casos, cair.

Sintomas

A maioria das doenças periodontais são silenciosas, ou seja, não apresentam  sintomas nem sinais a não ser quando já se encontram num estado mais avançado e existe mobilidade dentária, no entanto, nos casos de infeções gengivais agudas, pode existir dor intensa ou moderada, especialmente aquando da mastigação ou toque.

Um exame clínico minucioso, complementado por imagens radiográficas detalhadas, mesmo em consultas de rotina, é muito importante para o despiste de qualquer tipo de problema periodontal, uma vez que está provado que pacientes com doença periodontal têm um risco maior para desenvolver problemas cardiovasculares e renais, e quando são diabéticos, a inflamação periodontal dificulta o controlo da diabetes.

Os meios de estudo periodontal clínicos e radiológicos permitem estabelecer o diagnóstico periodontal ou peri-implantar, podendo as doenças periodontais definir-se como gengivites e periodontites, e as doenças peri-implantares como mucosite peri-implantar e peri-implantite.

Gengivite

No caso da gengivite, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, eliminando-se assim maus sabores e odores. Durante o tratamento o paciente é instruído acerca dos procedimentos para uma correta higiene oral.

Periodontite

No caso da Periodontite, não é possível repor o osso já perdido, sendo por isso o objetivo, travar a progressão da doença eliminando a infeção. São removidos os depósitos de placa bacteriana e tártaro das bolsas periodontais. Em casos mais complexos, é necessário recorrer à Cirurgia Periodontal, durante a qual as raízes são expostas para que a limpeza seja realizada de modo adequado. Concluído o tratamento, o  deve paciente cumprir o programa de manutenção, seguindo as instruções de higiene oral e fazendo visitas regulares ao consultório.

Corpo clínico de Periodontia e Gengivite
Gustavo Peres AlvesGustavo Peres Alves