Endodontia e Desvitalização

Endodontia e DesvitalizaçãoCasos clínicos de Endodontia e Desvitalização
Seguinte

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à preservação do dente e ao estudo e tratamento da patologia da polpa dentária.

Causas

Cada dente possui um sistema de vasos sanguíneos e nervos, conhecido como polpa dentária, que se encontra no interior do dente, estendendo-se a cada uma das raízes através dos canais radiculares. Se a polpa dentária se encontrar infectada por bactérias (devido a cárie extensa, trauma dentário, doença das gengivas,…), os tecidos nela existentes ficam inflamados ou sem vitalidade, o que normalmente, desencadeia dor com estímulos térmicos (frio e quente), podendo aumentar de intensidade durante a noite, pode ainda verificar-se dor dentária espontânea, o que significa que a polpa se encontra em necrose, ou seja, a ”morrer”.

Em alguns casos forma-se um abcesso que tende a invadir tecidos vizinhos, causando dor e inchaço.

Tratamento

Assim, torna-se necessário remover a polpa dentária, eliminar as bactérias e desinfectar os canais, que serão devidamente preenchidos com um material biocompatível para que não ocorra nova infecção.

Este procedimento conservador designa-se por Tratamento Endodôntico, popularmente conhecido como Desvitalização e normalmente é feito em duas ou três sessões, podendo no entanto, ser realizado também numa única sessão.

No final do tratamento, geralmente o dente é restaurado com um material provisório até se avançar com a reabilitação definitiva o mais brevemente possível, para evitar que haja contaminação e/ou fratura do dente. A restauração do dentes poderá ser feita de forma directa ou indirecta (overlay ou coroa fixa), dependendo da extensão da cavidade.

Um dente desvitalizado pode durar dezenas de anos ou mesmo toda a vida, desde que devidamente tratado e cuidado, o que significa que a reabilitação desse dente deve ser adequada (onlay, overlay ou coroa fixa).

Corpo clínico de Endodontia e Desvitalização
Margarida BrandãoMargarida Brandão