Ortodontia e Aparelhos Dentários

Anterior
Caso clínico de OrtodontiaAparelhos Dentários InvisalignAparelhos Dentários InvisalignCaso Clínico de Ortodontia e Aparelhos Dentários
Seguinte

A Ortodontia é a  especialidade da Medicina Dentária que trata maloclusões, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais.

Causas

Os problemas ortodônticos podem variar entre um desalinhamento dentário maior e a maloclusões (má relação entre os maxilares superior e inferior), que poderá ser originada por más posições dentárias e para o tratamento destes problemas, recorremos frequentemente a aparelhos fixos, aparelhos removíveis, expansores e aparelhos extra-orais.

A necessidade de ortodontia, pode dever-se a vários fatores, dos quais se podem destacar:

  • Fatores hereditários,
  • Hábitos continuados (sucção digital e uso contínuo de chupeta),
  • Perda precoce de dentes de leite, entre outros fatores.

Tratamento

O uso de aparelho não se destina exclusivamente a crianças, sendo cada vez mais aconselhado a indivíduos adultos, já que facilita a realização de tratamentos reabilitadores mais complexos (reabilitações com implantes e próteses), possibilitando a obtenção de uma maior estética, melhor função e maior longevidade do tratamento.

No entanto, convém referir que nos casos de desarmonias faciais mais severos, diagnosticados tardiamente (adultos), poderá ser necessário a intervenção de cirurgia ortognática, juntamente com a ortodontia para a sua resolução.

Na nossa clínica dispomos de uma equipa de ortodontistas residentes que vão diagnosticar, prevenir e tratar estes problemas, desde a infância até à idade adulta mais avançada.
Temos ao seu dispor soluções que vão desde o aparelho convencional com braquetes e arame, até ao aparelho Invisalign, uma solução de tratamento transparente e removível, a técnica mais recente e inovadora na área da ortodontia.

A duração dos tratamentos ortodônticos pode variar de acordo com vários fatores podendo demorar meses ou anos, mas em média duram entre 1,5 – 2 anos.

Não existe limite de idade para visitar o Ortodontista, mas a primeira consulta deve ser feita o quanto antes, na infância e pré adolescência, altura em que se verificam os maiores picos de crescimento ósseo, onde os resultados pretendidos são mais facilmente atingíveis.

É importante saber que um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.

Corpo clínico de Ortodontia e Aparelhos Dentários
Francisco OliveiraFrancisco Oliveira
Médico Dentista
Dentisteria, Ortodontia, Odontopediatria
Mafra – 3ª, 5ª, Sáb
Lisboa – 6ª
Medicina DentáriaBranqueamento DentárioImplantes DentáriosHigiene Oral e DestartarizaçãoPróteses Fixas e CoroasFacetas DentáriasInlays, Onlays e OverlaysCirurgia OralPeriodontia e GengiviteEndodontia e DesvitalizaçãoDentisteria e RestauraçãoOrtodontia e Aparelhos DentáriosOdontopediatria – Dentista PediatraOclusão DentáriaHarmonização FacialCursos de Medicina DentáriaCurso de Dentes Inclusos
2-4 Dez 2018
Curso Venopunção
7 Dez 2018
Implantology Advanced...
8-10 Dez 2018
Rastreio Oral Gratuito BeKidsRastreio Oral Gratuito BeKids
Contactos PT

Lisboa +351 213 526 290Mapa LisboaMafra +351 261 815 243Mapa MafraInstagramFacebookLinkedIn