Odontogeriatria

A Odontogeriatria é a área da Medicina Dentária que estuda, diagnostica, trata e previne as doenças orais das pessoas com mais de 60 anos.

Acompanhamento por um odontogeriatria.

A odontogeriatria dedica-se ao cuidado da saúde oral da pessoa idosa, atendendo às especificidades desta população tipicamente mais frágil e medicamente comprometida. O processo natural de envelhecimento traz alterações significativas às estruturas e à dinâmica da cavidade oral que se agudizam com a presença de doenças sistémicas e com a toma crónica de medicamentos. Assim, importa prestar cuidados especializados a estes pacientes de forma a que mantenham a função, o conforto e a estética, ou seja, a qualidade de vida.

A necessidade de criar esta nova especialidade, deve-se principalmente a dois grandes fatores:

• Aumento da esperança de vida e, consequente, necessidade de maior prevenção, contribuindo, desta forma para um envelhecimento saudável;
  • Maior necessidade do tratamento da boca que, na terceira idade, se baseia sobretudo na patologia periodontal (inflamação e infeção dos tecidos de suporte do dente causado pela placa bacteriana).

Tratamentos

O objetivo com a especialização de médicos dentistas nesta área da medicina dentária é a de proporcionar melhores e mais eficientes cuidados de saúde oral em pessoas da terceira idade: o odontogeriatra tem conhecimentos mais aprofundados sobre o organismo desse tipo de paciente, por isso, torna-se capaz de oferecer um diagnóstico mais preciso e de propor tratamentos mais adequados.

As consultas devem ser leves: iniciando pela anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde), etapa tão importante para um bom tratamento e essencial na prevenção de complicações.

Esta etapa deve ser realizada de modo cauteloso e compreensível, pois muitas vezes, os idosos podem não se lembrar de medicações ou doenças, deixando de relatar. A empatia é essencial nos atendimentos da odontogeriatria, assim como, um primeiro contacto humanizado para que possa ser criado um clima de confiança e segurança.

Nesta fase também são avaliadas receitas antigas, medicações de uso contínuo ou frequente, laudos de exames anteriores e documentos que ajudem o paciente a se lembrar do quadro clínico.

Paciente de odontogeriatria

Marcar consulta de avaliação

Na sua primeira consulta na nossa clínica, irá ser feita uma consulta de avaliação pelo Dr. Dárcio Fonseca.

Nesta consulta é feito um diagnóstico preciso e é-lhe apresentada a melhor solução de tratamento, bem como o respectivo orçamento.

Na beclinique, a primeira consulta é vista como uma etapa de alta importância no percurso dos nossos pacientes. Cada diagnóstico deve ser exacto e individualizado.

Esta consulta inclui:

• Ortopantomografia