Há situações que parecem muito futuristas, como conseguir ter novos dentes em 1 dia. Mas esta situação concreta de ficção científica não tem nada. Vamos explicar como a tecnologia funciona.

Os primeiros passos para ter dentes em 1 dia

Muitos portugueses sofrem de perda dentária, assim como de vários problemas de saúde oral. Seja qual for o motivo, e apesar de nem sempre irmos ao dentista tão depressa quanto deveríamos, a verdade é que ninguém gosta de se ver sem dentes. 

Mas o que muitas pessoas nem imaginam é que, através de tecnologia avançada para colocar implantes dentários, é possível recuperar todos os dentes em 1 dia! Pode parecer muito rápido para algo tão importante, que reproduz com tanta perfeição os nossos dentes naturais e requer muita precisão. Mas, com uma boa equipa de profissionais e o recurso à tecnologia adequada, é mesmo possível. É o caso das clínicas beclinique!

O poder da tecnologia entra logo na recolha de informação sobre a atual dentição em vários registos. Perceba como, através do nosso passo a passo:

  1. Faz-se um registo fotográfico da dentição do paciente em diferentes perspetivas, para que se possa projetar o novo sorriso no DSD — Digital Smile Design (imagem acima);
  2. Através da CBCT — Cone Beam Computer Tomography (Tomografia Computadorizada de Feixe Cónico) analisa-se as caraterísticas dos tecidos duros, ou seja, dos ossos;
  3. Realiza-se um scan intraoral, que permite capturar as impressões da cavidade oral, nomeadamente dos dentes e gengivas;
  4. Termina-se com a avaliação clínica.

Após estes passos, é possível planear o tratamento e a cirurgia para a colocação de dentes em 1 dia.

Do plano à ação

No caso que agora apresentamos, o plano de tratamento consistiu na colocação de implantes dentários e de prótese fixa total, sobre esses mesmos implantes. Spoiler alert: foi mais um caso de sucesso de dentes em 1 dia!

Seguindo todos os passos mencionados acima, com o registo fotográfico, fez-se o DSD, onde pudemos prever o sorriso final da paciente. Como este é o sorriso que vai acompanhar as pessoas que recorrem a este tratamento, a projeção é sempre mostrada ao paciente, que pode pedir ajustes.

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia

Depois, o DSD foi enviado para o laboratório, onde serviu de orientação para a confeção da prótese. Esta foi desenhada num software CAD e foi enviado um ficheiro digital ao médico dentista que o informou sobre a futura posição dos dentes.

Com este ficheiro digital da prótese, o CBCT e o scan intraoral, o médico dentista conseguiu planear a posição exata dos implantes dentários. E para se orientar na sua colocação, durante a cirurgia, criou as guias cirúrgicas, impressas numa impressora 3D. E assim se pôde marcar a data da cirurgia em que a nossa paciente teve dentes em 1 dia.

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia

 

Já não é preciso esperar, pode ter dentes em 1 dia!

No grande dia foram colocados os implantes dentários e foi fixada a prótese nestes. Quando é necessário, também é possível que sejam extraídos alguns dentes no próprio dia. E, como já desvendámos, a paciente teve os seus novos dentes em 1 dia!

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia

Atualmente, este tipo de cirurgia é minimamente invasiva porque, através das guias cirúrgicas, os médicos dentistas conseguem antecipar o local exato onde vão colocar os implantes e ter, assim, uma abordagem menos agressiva e de alta precisão.

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia

Após a cirurgia, e no próprio dia, verificou-se se havia necessidade de fazer algum tipo de ajuste à prótese, para que as funções mastigatória, fonética e estética fossem cumpridas eficientemente.

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia

Colocada a prótese sobre os implantes dentários, a nossa paciente saiu da clínica com dentes, em apenas 1 dia! Portanto, se o seu medo era que, ao fazer um tratamento como este, tivesse de ficar algum tempo sem dentes, podemos garantir-lhe que na beclinique contamos com tecnologia avançada para que consiga ter dentes em 1 dia.

beclinique artigo blog #2 dentes em 1 dia tecnologia